Quer aprender a enfiar um prego de 13 centímetros pelo nariz?

freakshop

O estúdio Mahtab, no número 28 da Rua Marechal Saldanha, em Lisboa, recebe este sábado, dia 26 de Fevereiro, o Freakshop – O Workshop Bizarro, numa formação a cargo de André Santos.

Os conteúdos deste workshop prometem: rotação do braço em 360º; parar a pulsação; espetar uma agulha através do braço; engolir um fio e retirá-lo pelo olho; ingerir lâminas de barbear; pregar um prego na cabeça pelo nariz; e andar descalço sobre vidros partidos.

Em declarações à Ave Rara, André Santos explica que “o workshop está construído de modo a começar por efeitos/exercícios que não implicam à pessoa qualquer tipo de exposição a riscos, baseados em princípios de ilusionismo”.
A evolução dos efeitos conduz o workshop para efeitos mais elaborados, culminando em andar descalço sobre vidros. A razão é logística mas “serve também para fechar em beleza o workshop, porque as pessoas sentem-se muito bem ao fazê-lo”.

Este exercício com os vidros implica sempre ao formador algum trabalho: “para uma passadeira de vidros, tenho de juntar cerca de 150 garrafas, algo que é feito ao longo de três meses”.

André Santos garante que é seguro fazer este exercício, sendo que para o fazer “implica vencer medos, visto que os vidros funcionam como uma âncora emocional que temos desde miúdos”.

No entanto, “é muito bom quando estás em cima dos vidros e os ouves e sentes a partirem-se debaixo dos teus pés”, destaca o também estudante do curso de Actor de Teatro da Casa do Artista.

Aproveitar o corpo

Outro dos efeitos que a Ave Rara mais gostou foi o de pregar um prego na cabeça pelo nariz: “há uma série de recantos do nosso corpo que podemos tirar proveito para estes exercícios”, introduz.

“O prego que costumo utilizar tem entre 13 e 15 centímetros” e é inserido pelo nariz aproveitando um espaço vazio do nosso corpo, “é um exercício sem qualquer perigo, como enfiar espadas pela boca ou mastigar lâminas”.
De facto, se todas estas actividades têm um pouco de bizarro, “a segurança está sempre garantida”, assegura André Santos: “pregos, vidros e lâminas é óbvio que pode ou não ter riscos, mas se as pessoas me seguirem não há qualquer problema”.

A garanti-lo está o facto de que “até hoje nunca ninguém se aleijou nestes workshops”, sublinha o formador.
O workshop, que “pode ser frequentado por qualquer pessoa, de qualquer idade”, ensina todos estes efeitos e técnicas, sendo que “posteriormente implica alguma dedicação, em que quando for para casa, o formando precisa de treinar e ir aperfeiçoando o que foi aprendido”.

O equipamento e a motivação estão garantidos por André Santos, sendo no final “entregue um manual para as pessoas seguirem todos os passos de cada exercício, com as técnicas e o segredo”.

Outros espectáculos

Apesar dos seus 30 anos, o formador deste workshop já tem bastante experiência na área. Um gosto que começou “quando era pequeno e assistia a programas em que as pessoas desafiavam os seus próprios limites”.

Com formação na área da programação neuro-linguística, André Santos é fascinado pelas técnicas do mentalismo e hipnotismo e pelo cérebro: “comecei a trabalhar no mercado das vendas e fiquei muito interessado no processo de funcionamento do cérebro”, sublinha.

Numa das várias performances que tem no curriculum, empregou inclusivé mensagens subliminares: “fizemos um espectáculo em que no fim mostrámos um vídeo a provar como tinha sido tudo controlado desde o início e como as pessoas tinham sido condicionadas”.

Ainda este ano, “vou estrear em Nova Iorque com um colega o Lobotomia Ilusória”, um novo espectáculo que contará com técnicas de ilusionismo, mentalismo e hipnose e cuja “temática está relaciona com o Diabo”.

O espectáculo, que “deverá estrear em Portugal em Setembro”, procura demonstrar que “o mal está dentro das pessoas” e André Santos é peremptório: “não nos importamos de chocar as pessoas”.

back to reports

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s