Lisbon palco de 2º simpósio internacional Urban Sketchers

urban

Caso nos próximos dias encontre centenas de pessoas espalhadas pelas ruas da Baixa de Lisboa a desenhar, não estranhe, trata-se do 2º Simpósio Internacional Urban Sketchers. A capital acolhe, entre 21 e 23 de Julho, um evento que recebe “desenhadores de todos os continentes”, revela um dos organizadores do simpósio, Eduardo Salavisa.

“O número de inscrições foi de 150 e já estão fechadas. Vamos ter pessoas de todo o mundo”, sublinha este conhecido Urban Sketcher português. Ao longo dos três dias que dura o simpósio, são vários os workshops e conferências no programa.

Mas afinal, o que é isto do Urban Sketching? “É ir para a rua e desenhar num caderno, por observação directa, ‘in loco’ e ‘in situ’”, explica Salavisa. O conceito foi fundado e desenvolvido por Gabi Campanari, jornalista espanhol que vive nos Estados Unidos da América.

A comunidade portuguesa

“Campanari lançou um blogue para colocar os desenhos e convidou 12 pessoas de todo o mundo a juntarem-se. Estas acabaram por trazer novos membros e a comunidade Urban Sketcher foi crescendo”.

Salavisa foi um dos que fez parte deste primeiro lote e levou consigo outros três entusiastas dos rabiscos: Pedro Cabral, João Catarino e José Louro. A partir do núcleo destes quatro elementos, a comunidade Urban Sketchers Portugal estabeleceu-se e difundiu-se, tornando-se na segunda maior do mundo, logo depois da norte-americana.

urban02

Eduardo Salavisa é um dos rostos da organização do evento

“Isso explica que Lisboa tenha sido proposta para receber o primeiro simpósio [que acabou por se realizar em Portland, EUA], o que não se veio a verificar porque desconfiávamos da nossa capacidade para organizar um evento desta envergadura”.

A vez de Lisboa

À segunda é de vez e Lisboa será retratada através de 17 espaços do seu centro histórico: os largos do Chiado, de São Carlos e do Carmo, juntam-se aos miradouros do Adamastor e de São Pedro de Alcântara; o Elevador de Santa Justa e as Escadinhas do Duque, serão desenhados ao lado das praças dos Restauradores, do Cais Sodré e do Comércio, entre muitos outros locais.

Do programa constam workshops e conferências com algumas das mais proeminentes figuras da arte de desenhar. Salavisa, a título de exemplo, destaca a presença de Frank Ching: “autor de vários best-sellers sobre arquitectura e design e que dará um workshop em que se propõe a explorar o Chiado”.

“Mas há muitos outros. Há a Simonetta Capecchi, professora na Faculdade de Arquitectura de Nápoles, e que vai orientar um workshop no Elevador de Santa Justa, em que se pretende desenhar ou pintar um panorama circular a 360º da cidade de Lisboa”, sublinha o autor do portal Diário Gráfico.

urban03

Não obstante, o último dia do simpósio coincide com o Sketch Crawl, um evento anual que junta pessoas de todo o mundo a desenhar em grupo. “Vai ser no Terreiro do Paço e acreditamos que vai ser um sucesso: com mais de 200 formadores e participantes, estamos à espera que apareçam mais 200 pessoas para desenhar em conjunto”.

Desenhos originam livro

No final, será ainda lançado um livro dedicado ao simpósio. Para além da parte escrita, “relativa às conferências que serão apresentadas ao longo dos três dias do simpósio”, a obra funcionará como mostra do trabalho feito nos workshops.

“Pelo menos cada participante terá um desenho que fez em Lisboa. No total, cada workshop contará com seis a oito páginas, conforme a qualidade final dos trabalhos realizados”.

E Lisboa agradece. Afinal de contas, com este simpósio a cidade chegará de forma única e original a tantos outros cantos do mundo. “Vai ser complicado é os penduras”, conclui entre risos Salavisa.

back to reports

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s