‘Seria um enorme erro não fazer uma segunda edição do colóquio ‘Tinha Paixão?”

A primeira edição do colóquio «Tinha Paixão?» decorreu entre 20 de Abril e 25 de Maio [de 2011] e, ao longo de seis sessões bastante concorridas, espalhou a Paixão pelas literaturas brasileira e africana na cidade do Porto. Em declarações à Ave Rara, Patrícia Lino faz o balanço e revela os próximos passos do evento.

tinha paixao 01

Como uma das organizadoras, qual o balanço que fazes deste 1º colóquio?
Há muito que tinha o desejo de juntar as pessoas em torno de certos autores de língua portuguesa. O colóquio Tinha Paixão? é o reflexo desse meu desejo, aliado à muita vontade de apresentar uma estrutura diferente daquela que mais se utiliza: a base deste colóquio é marcada pela divisão em seis sessões principais, com duas conferências em cada uma, que acontecem sempre no mesmo dia, à mesma hora, nunca repetindo os espaços. Optar por esta estrutura foi, no início, como todo o novo passo é, arriscado. Mas resultou. O público encheu sempre os lugares até que não houvesse mais cadeiras. Além disso, era formado por pessoas de todas as idades e com todo o tipo de formações. Ver todos aqueles locais repletos de apaixonados – e não há que ter medo em dizê-lo – faz-me agora querer responder sim, o balanço que faço desta 1ª edição é bastante positivo.

Quais os momentos que destacas no decorrer do ‘Tinha Paixão’?
Como é óbvio, nenhuma das sessões foi igual às restantes nem nenhuma das conferências parecida às outras. E eu quero destacá-las a todas, todos os conferencistas e todos os autores por eles trabalhados, sem excepção, pela enorme conquista que, em conjunto, conseguiram: reunir tanta gente pela literatura.

A 14 DE SETEMBRO DE 2011, PELAS 18H30, REALIZAR-SE-Á UMA SESSÃO EXTRA DO TINHA PAIXÃO?, PARA APRESENTAR AO PÚBLICO EM GERAL AS PROPOSTAS ENTREGUES NO CONCURSO

tinha paixao 02

A organização está a pensar noutras iniciativas semelhantes para os próximos tempos? E em relação a um 2º colóquio ‘Tinha Paixão’, estão a pensar fazê-lo? Já sabem quando?
Sim, é claro que sim, mas, por enquanto, o mais sensato será guardar segredo. Em relação a uma 2ª edição do colóquio Tinha Paixão?, tudo indica que sim. Seria um enorme erro não fazê-lo.

Paralelamente foi lançado o concurso ‘Paixão com Paixão se Paga’. Como correu a receptividade ao concurso? Receberam muitos candidatos?
Recebemos muitos trabalhos em todas as categorias, o que é, quanto a mim, bastante incentivador. Entre as propostas que nos chegaram, pudemos encontrar trabalhos de muita qualidade, sobretudo na área da poesia e do ensaio/texto crítico. No próximo dia 14 de Setembro de 2011, pelas 18h30, realizar-se-á uma sessão extra do Tinha Paixão?, num lugar ainda a definir, para que tais trabalhos possam ser apresentados ao público em geral.

* fotografias retiradas do portal ‘Tinha Paixão?’

back to interviews

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s