Eden Resort conta com Sistema Integrado de Comunicações

O Eden Resort, um empreendimento turístico de categoria 4 estrelas superior cuja inauguração está prevista para Junho de 2010 em Albufeira, no Algarve, recebeu dois sistemas inovadores: um Sistema Integrado de Comunicações (SIC), que se baseia num anel de fibra óptica dedicado, o qual suporta todas as telecomunicações efectuadas, incluindo a emissão de televisão, comunicações de voz e Internet; e o Sistema de Gestão de Produção de Água Quente e Climatização Centralizada (GPACC).

De acordo com a informação veiculada pelo promotor do projecto, o Grupo Duarte, o SIC disponibiliza um conjunto de ofertas singulares: um sistema hotspot wireless, o qual possibilita o acesso à Internet em qualquer local, bem como a ligação a câmaras CCTV e localização wireless; e um sistema de comunicação voz-voip entre e intrafracções, permitindo efectuar ligações telefónicas a preços muito competitivos e garantir um serviço de voice-mail e wake-up call.

Não obstante, o SIC dota o empreendimento que contará com 198 fracções numa uma área total de 11 hectares de câmaras CCTV com sistema de localização e visualização nocturna com controlo web e um sistema de Localização wireless para segurança das crianças, em que, sobre a rede IP são atribuídas etiquetas de RFID (radiofrequência) a pessoas e objectos para a sua segurança. Na prática, “sempre que um deles sair do recinto, um alerta será enviado por SMS para um número de telemóvel predefinido pelos moradores”, explica a mesma fonte.

Solução colectiva

No caso da tecnologia GPACC, trata-se de um sistema que “recorre a painéis solares de alto rendimento ligados a um circuito de água que flui sob o piso radiante e é controlado remotamente a partir de uma central informática a cargo da empresa instaladora do sistema”, explica o Grupo Duarte.

Desta feita, o GPACC propõe uma solução colectiva que permite rentabilizar ao máximo as potencialidades térmicas do edifício, cujas vantagens são a redução da produção de CO2, pela captação de energia térmica solar, a acumulação de energia, que conduz a uma redução substancial de dispêndios energéticos, mas também a utilização de caldeiras de condensação de rendimentos superiores a 100%, que geram mais calor com menor consumo de gás natural.

Por outro lado, indica a mesma fonte, o Eden Resort foi dotado de bombas de calor, o que permite uma reutilização da energia produzida, sendo que os ganhos não se ficam por aqui: com o aproveitamento da energia solar térmica, o excedente produzido é dirigido para o circuito de aquecimento de piscinas. No total, avança o Grupo Duarte, as poupanças no consumo energético atingem entre 35 e 40%: “existe uma forte componente solar e um gestor energético que assume a rentabilidade do sistema”.

Constituindo-se num “serviço totalmente diferenciado”, o promotor, que assume a “necessidadede inovar constantemente”, acaba por disponibilizar um método de utilização dos sistemas de climatização e serviços de água quente sanitária que concilia um conjunto de técnicas de produção e de emissão térmica de alto rendimento.

Apresentando como posicionamento a frase “Heaven on Earth”, o director de marketing e estratégia do Grupo Duarte, Raul Gomes, revela que o empreendimento se destaca pelas suas características, “como a arquitectura de exterior tradicionalmente algarvia, adaptada aos tempos modernos através de soluções de design actual, o que dota o Eden Resort de uma imagem de inovação e prestígio coerente com o seu público-alvo: classe alta e média-alta”.

artigo escrito para o Eng

back to reports

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s