#200

Era uma criança muito solitária. Até aos cinco anos, não. Depois pus-me a fazer perguntas muito irritantes para a minha mãe, as minhas irmãs mais velhas. ‘Porque é que a colher se chama colher?’. Não encontrava que entre a palavra ‘colher’ e a colher houvesse uma relação evidente. […] Eu queria era dançar. Os meus pais não me deixavam aprender a dançar. As bailarinas tinham má fama. […] Escolhi filosofia, sabe porquê? Porque não sabia o que era. […] Acho que é um género meu – uma coisa infantil e que na idade jovem ficou – gostar da estranheza, ficar apanhada por uma coisa da qual não estava à espera. Na juventude li duas ou três obras de Nietzsche, o ‘Nascimento da Tragédia’, o ‘Zaratustra’, muito depressa. Outra coisa infantil. É como comer avidamente. Lia sem parar e não compreendia nada. E não desistia. […] Li Wittgenstein quando estava grávida, com 22 anos. Li o ‘Caderno Castanho’ e o ‘Caderno Azul’. Li-os inteirinhos sem saber nada de Wittgenstein. E também não percebi nada. Mas não parava de ler. Queria perceber, por isso é que continuava. […] O Dante foi uma das descobertas mais extraordinárias. É um ser muito secreto, nem se conhece a letra dele. […] Da minha família fazem parte Nietzsche, um mestre tardio. Goethe é o primeiro. Walter Benjamin vem logo a seguir, quase ao mesmo tempo. Quando o comecei a ler, achei que eu era da família dele, que ele era da minha família. Como a Hannah Arendt. A Hanna Arendt a fumar no filme [homónimo]. É como eu a imagino. E pensar é como ela faz. Pensar é um acto solitário. Não se está a dizer nada a ninguém. Está deitada na cama ou sentada a olhar para nada.

Maria Filomena Molder, filósofa, revista P2

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