#1061

Num prefácio à trilogia da escritora húngara Ágota Kristóf formada por ‘O Caderno Grande’, ‘A Prova’ e ‘A Terceira Mentira’, o filósofo Slavoj Žižek revelava que a primeira vez em que ouviu falar da autora pensou tratar-se de uma distorção pelo sotaque da Europa de Leste do nome Agatha Christie. ‘Mas rapidamente descobri que não apenas Ágota não é Agatha, como o horror de Ágota é muito mais terrífico do que o de Agatha’, acrescentou. […] Por sugestão de Jorge Silva Melo, director dos Artistas Unidos, o actor João Pedro Mamede entregou-se à “odisseia” da procura dos três romances por alfarrabistas. […] “Foi então que comecei a escrever uma primeira parte do texto a partir de cenas da Ágota Kristóf para construir um espectáculo fragmentado que não queria ser uma adaptação da sua obra”, esclarece João Pedro, autor e encenador de A Mentira, peça estreada sexta-feira no Teatro da Politécnica. […] Se a primeira parte da peça se baseia nessa leitura de Kristóf, a segunda parte é deflagrada pela constatação d’Os Possessos de que “os livros estão sempre a desmentir-se sucessivamente”. “O terceiro volume, a Terceira Mentira, diz-nos que os dois primeiros romances são falsidades”, diz João Pedro Mamede. “A história está sempre a ser recontada, a crueldade e os eventos estão sempre a ser recontados e perspectivados de formas diferentes.” É essa ideia que leva, a dado momento, os actores a amotinar-se e a boicotar o espectáculo ao proporem que certas cenas sejam refeitas e que a história seja contada de uma outra maneira. Uma forma, argumentam, de entrarem em diálogo com a própria obra de Kristóf.

Gonçalo Frota, jornal Público

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