#1073

A chegada a Palmira [na Síria] tem sido descrita como uma experiência sensorial especial, desde os viajantes do século XVII e XVIII, quando da sua redescoberta e consequente influência na força do Neoclássico no Ocidente até aos arqueólogos, historiadores e arquitectos que lá confluem para a estudar: ‘É quase uma experiência fora-de-corpo’ num ‘local avassalador’, disse ao New York Times o professor Nathanael J. Andrade. […] A arqueóloga francesa Sylvie Bléry, que esteve em Palmira pela primeira vez em 1989 e que há quatro anos trabalhou novamente na região, é emotiva na recordação desse primeiro impacto: […] ‘Os edifícios antigos são feitos de uma pedra local que se torna mais ou menos cor-de-rosa com o pôr-do-sol. […] A principal originalidade de Palmira consiste no facto de uma cultura complexa, compósita e mista se ter desenvolvido ali devido ao comércio intenso vindo sobretudo das caravanas, mas também de barcos do Eufrates e do Golfo, da Pérsia, Índia e até do Extremo Oriente, rumo ao Mediterrâneo. A influência de muitas religiões pode ser ali encontrada’. […] O eixo central e monumental da antiga cidade é uma rua com mais de um quilómetro ladeada por colunas que se cruza com outras ruas de menor dimensão e também emolduradas pelos pilares que levam aos grandes monumentos: o Templo de Bel (construído no final do período Helénico, no ano de 32), o campo de Diocleciano, a Àgora e o Tatro e ainda bairros residenciais e templos de menor dimensão. A original colunata é um dos bilhetes-postais de Palmira: ‘Em cada coluna podíamos encontrar uma estátua de um dos seus habitantes famosos, com a inscrição da sua genealogia, o que é um corpo de documentação único e que não se encontra em qualquer outro local’, descreve Sylvie Blétry.

Joana Amaral Cardoso, jornal Público

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