#1106

frida

Retrato de Muchacha, 1929 @ Frida Khalo

A casa azul [de Frida Kahlo] fica num bairro do tamanho de uma pequena cidade na imensa Cidade do México. Coyoacán é uma zona plana, gizada com régua, copas de árvores a tocar nos telhados. A burguesia vive confortavelmente neste perímetro, algo silencioso e discreto se comparado com o carácter sempre excessivo da capital. É o tipo de lugar que tem um coreto na praça principal. As fachadas das casas são muitas vezes intensas, de cores de Frida. Há uma harmonia que é manifesta, a pairar. É a casa-mundo de uma pessoa que não cabe no mundo e que, por isso, inventa um à sua medida. […] O que se vê na casa é uma fénix que renasce. Lá está Frida, transmutada em heroína que sobrevive ao acidente, politizada até à medula, amante. Ave fabulosa, emplumada de tonalidades raras, híbrido de dia e noite, alegria e morte, homem e mulher, folclore e surrealismo. Frida e Diego. E lá está Diego, homem imenso que a mãe de Frida comparava a um elefante (a filha, por oposição, era uma pomba). [Diego designava-se de ‘rã’.] […] A casa de Frida e Diego era um lugar de tumultos, constelação de pessoas bizarras, de estrelas, espécie de panteão privado, também de pessoas vivas. Toda a gente desaguava na casa azul. Trotsky que ali viveu meses. André Breton de passagem (disse dela: “Candura e insolência, crueldade e humor”). A pintora Georgia O’Keeffe e a fotógrafa Tina Modotti, com quem Frida teve romances (manda o bom senso usar “alegadamente teve romances”, ainda que a informação circule por tudo quanto é sítio). O cineasta russo [Sergei] Eisenstein, os fotógrafos Edward Weston ou Álvarez Bravo, o revolucionário Pancho Villa. […] Estava sempre alguém. Não há memória de terem jantado sozinhos.

Anabela Mota Ribeiro, fugas

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