#1280

Mal se chega a Tbilisi, avista-se, dominando a parte antiga da cidade, a antiga fortaleza persa (século IV) de Nariqala e, seguindo ao longo de um trilho que parte da entrada principal desta, logo se perscruta, imponente, uma estátua de alumínio com 20 metros de altura, o símbolo da capital. Uma mulher, a Kartlis Deda ou a Mãe Geórgia, sobe nos céus, na mão direita, sobre o ventre, uma espada, na esquerda, um pouco acima do ombro, uma tigela de vinho, a metáfora perfeita do carácter deste povo que tanto acolhe o visitante calorosamente como luta apaixonadamente contra os seus inimigos. […] Na Geórgia, o líquido imortalizado por Baco, sendo um símbolo de hospitalidade, é também uma manifestação da identidade nacional, intimamente ligado à vida familiar e ao culto religioso. […] ‘O vinho, na Geórgia, sempre teve uma componente religiosa e social. Para nós, o vinho é um líquido divino feito com a nossa participação, um elemento necessário e utilizado na maior parte dos serviços sagrados, como a Eucaristia. Além disso, o vinho tem um lugar especial no nosso dia-a-dia. Não há festa ou mesa sem vinho. Desde o nascimento até à morte, é servido em todas as ocasiões especiais’ [indica o monge Gerasime Otarashvili]. […] Produzir vinho, em grande ou menor escala, é obrigatório para muitos georgianos — e servi-lo a um convidado é uma questão de orgulho. Quem não tem uvas, compra-as muitas vezes nos mercados para que, na hora de receber, haja vinho caseiro na mesa e se possa fazer do momento uma celebração, não faltando sequer a eleição de um tamadá, o maestro do brinde e o responsável por oficializar um acto que, para os locais, é solene. Na Geórgia brinda-se à paz, à família, às mulheres e aos filhos, aos amigos, aos convidados e aos falecidos, a quem em determinado período da vida plantou vides.

Sousa Ribeiro, Fugas

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