shortcut #39: da filha

a nossa filha é de vidro mas poderia ser de papel vegetal. tudo dela transparece. por exemplo, os pensamentos. às vezes arrumamos a nossa filha no móvel da televisão e assistimos ao seu processo de formação de ideias. como néones, compõem.se brilhantes a time news roman tamanho 23. a única mácula, contudo, tem que ver com a conjugação errada dos verbos no pretérito.perfeito.
a nossa filha corrompe o passado com o presente: este simpático gato recorda.me quando participo na semana passada numa valsa como par de um gato malhado, ilude.se. quanto ao futuro, desconversa com um sorriso.
a nossa filha alimenta.se de formigas. à janela, tal qual um sapo, caça lançando a língua num ângulo de 180 graus de direcções. desde que acertou numa teia de aranha, um casulo conquista, aos poucos, os seus pulmões com uma bronquite.
a nossa filha tem veias que se confudem com fios eléctricos. quando acometida por epilepsia, o seu corpo é palco de um colorido fogo de artifício. um dia coincidiu com o momento exacto da passagem de ano.
a nossa filha é frágil e, todavia, explora um coração possante: o bombear do sangue cria regularmente abalos sísmicos com epicentro na urbe de origem do seu futuro consorte. lugarejo que, em virtude de tais represálias, tornou.se inabitado e inabitável. ruas e prédios e natureza degradam.se em harmonia e reinventam.se a cada novo revolutear de terra: onde ontem se errava e exercitava junto ao mar, hoje escala.se uma montanha adornada pelos resquícios de uma barcaça.
a nossa filha é polida. alima.se a si própria com as badanas dos livros com que fantasia a realidade. amiúde a testemunhamos a declamar poemas. inolvidáveis momentos em que cada estrofe destaca a tracejado o formato de cada osso. e até a teia de aranha esvoaça imaginosa pelos seus pulmões.
a nossa filha tem um irmão.gémeo. a minha filha é oito minutos mais velha.

5 responses to “shortcut #39: da filha

duty of response

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s